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ITIL Fundamentos

ITIL Fundamentos

R$125,00 R$225.00
Descrição

Objetivos do curso

Este curso tem como objetivo ensinar as boas práticas no gerenciamento de serviços de TI conforme a abordagem da ITIL® Edição 2011 (última edição dos livros da ITIL®). Além de preparar o aluno para realizar o exame de certificação oficial ITIL Foundation, este curso apresentará conceitos, funções e processos do ciclo de vida do serviço. 


Durante este curso você irá:

  • Aprender o que é a ITIL®, sua proposta e seus benefícios para a organização
  • Dominar conceitos, termos e princípios-chave usados no gerenciamento de serviços
  • Conhecer os estágios e processos existentes ao longo do ciclo de vida do serviço de TI
  • Identificar relacionamentos entre os componentes do ciclo de vida do serviço
  • Identificar os fatores que afetam a eficiência do ciclo de vida do serviço
  • Avaliar como ferramentas de automação de serviço podem colaborar para a implantação dos processos de TI

É importante esclarecer que existem outros cursos mais avançados no esquema de qualificação profissional da ITIL®. A certificação ITIL® Foundation é pré-requisito para participar dos cursos intermediários.


Conteúdo Programático (resumido)

  • Introdução

  • Estratégia de Serviço

  • Desenho de Serviço

  • Transição de Serviço

  • Operação de Serviço

  • Melhoria Contínua de Serviço

  • Aplicação de Simulados – EXAME


Público-alvo:

Este curso serve como primeiro nível de formação em ITIL® e é direcionado para qualquer indivíduo que necessita de conhecimento básico sobre a estrutura ITIL® e sobre como ela pode ser aplicada para melhorar a qualidade do gerenciamento de serviços de TI em uma organização.


Pré-requisitos:

Ter familiaridade com a terminologia de TI. Para tanto, recomendamos que o aluno já tenha alguma vivência em TI. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre a ITIL®.


Carga horaria: 16h

Professor

Marcelo Silva

Consultor, auditor, autor, palestrante e instrutor. 24 anos de carreira em TI. Trabalha com aplicações práticas dos seguintes modelos e normas: ITIL, COBIT, SOX, COSO, COSO ERM, ISO 27.000, ISO 20.000, FMEA, OCTAVE e TOGAF. Segundo TTT em COBIT da América Latina. Membro da equipe de tradução do COBIT (ISACA 2007-8). Membro da equipe de tradução da norma ISO 20000:3 (ABNT 2010). Atuação como gestor de projetos, consultor, auditor e instrutor em empresas como Itautec, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Município de São Paulo, LDC Bioenergia, Hypermarcas, Pompom, INAL, AmBev, Vivo, Banco Bradesco, Banco Central, Policia Militar do Estado de São Paulo, BP/Avon,
SPMAC, IPT e outras. Mais de 3.000 horas aula entre 2007-2012 nos cursos de COBIT, ITIL, SOX, ISO27000, Gestão de Serviços, OCTAVE e Auditoria. Professor Licenciado de Matemática pela UniABC. Treinamento em Planejamento Estratégico de Marketing (UNICAPITAL) e em Gestão de Projetos – PMI (Faculdade Impacta). Especializado em negócios e gestão de serviços de TI sendo treinado em cursos realizados nos Estados Unidos e Itália. Certificação CRISC (Certified in Risk and Information System Control), COBIT Foundation e ITIL Foundation.

Ferramentas

Exercícios

Exercícios de provas de concursos públicos recentes e correção automática.

Tira-Dúvida

O professor tira as dúvidas apresentadas no período de acesso ao curso.

Video-Aulas

Exposição de conteúdo pelo professor com suporte de quadros, figuras e caracteres.

Aula-Texto

Conteúdo escrito, relativo à video-aula, que pode ser impresso individualmente ou no todo.

Desempenho

Controla o plano de estudo. Saiba a todo momento como está o seu desempenho.

Midiateca

Auxilia o planejamento de estudos com sugestões de leitura, links para sites correlatos e e-book.

Conteúdo


Introdução / Fundamentos do ITIL V3


  • Introdução ao cenário, desafios da TI, história e evolução da ITIL®, revisão da ITIL V2, nova estrutura da ITIL V3 e comparativo ITIL® V2 x V3.
    Esquema de certificação profissional.


Gerenciamento de Serviço como uma Prática


  • Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.


Ciclo de Vida do Serviço


  • Estrutura, escopo, componentes e interfaces e processos existentes no ciclo de vida do serviço. Papel da Governança de TI no ciclo de vida.


Estratégia do Serviço


  • Conceitos: o que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores.

  • Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro.

  • Adoção de ferramentas na automação de serviços e tipos de ferramentas de suporte à Estratégia de Serviço.


Desenho do Serviço


  • A importância dos 4Ps, aspectos do Desenho de Serviço. Processos:Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento do Catálogo de Serviço, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Fornecedor.

  • Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de serviço.


Transição de Serviço


  • Processos: Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço,

  • Gerenciamento de Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento de Serviço. Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço.


Operação de Serviço


  • Processos: Gerenciamento de Incidente, Gerenciamento de Evento, Cumprimento de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Acesso. Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativo, Gerenciamento de Operações de TI e Gerenciamento das Instalações. Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço.


Melhoria Contínua de Serviço


  • Modelo PDCA, Modelo de Melhoria de Serviço Continuada, tipos de métricas. Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada.

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Introdução e apresentação
Estratégia de Serviços
Conceitos Básicos
Catálogo de Serviços
Introdução ao Ciclo de Vida do Serviço
Gerenciamento de Portifólio
Gerenciamento da Demanda
Gerenciamento Financeiro
Gerenciamento Catálogo de Serviço
Gerenciamento de capacidade
Gerenciamento de Continuidade de Serviço
Gerenciamento de Disponibilidade
Gerenciamento de Fornecedor
Gerenciamento de Segurança
Gerenciamento Nível de Serviço
Gerenciamento Configuração
Gerenciamento de Liberação e Implementação
Gerenciamento de Mudanças
Gerenciamento do Conhecimento
Planejamento e suporte da Transição
Cumprimento de Requisição
Gerenciamento de Acesso
Gerenciamento de Eventos
Gerenciamento de Incidentes
Gerenciamento de Problemas
Comentários
Requisitos de Acesso
CONEXÃO DE INTERNET

Conexão de banda larga de 1Mbps ou superior.

SOFTWARE
  1. Windows XP, Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  2. Chrome, Firefox, Internet Explorer 11 ou superior
SEU COMPUTADOR
  1. Processador 2.0 GHz ou superior.
  2. Memória RAM 512 Mb para WIndows XP, 1Gb para Windows Vista ou superior.
  3. Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  4. HD com 10Gb livres.
  5. Monitor 800x600 pixels.
MOBILE
  1. Android 4.1 ou superior
  2. IOS 8 ou superior

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Sobre a disponibilização

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